Wildlife Photographer of the Year – O LOBO ALUGADO


© José Luis Rodríguez

O vencedor do prêmio de fotografia Veolia Environment Wildlife Photographer of the Year, o espanhol José Luis Rodríguez, perdeu o prêmio de 10 mil libras (cerca de R$ 28 mil), após os juízes do concurso concluírem que ele treinou o lobo siberiano que aparece em sua foto para pular um portão. A informação é do jornal britânico “The Guardian”.

Os juízes do prêmio, que teve mais de 43 mil concorrentes de mais de 94 países, afirmaram estar convencidos que Rodriguez “alugou” o lobo, chamado de Ossian, de um zoológico perto de Madri.

O fotógrafo sustentava que havia esperado meses para tirar a foto perfeita, entre convencer um fazendeiro a deixar que um lobo selvagem entrasse em suas terras, atrair o lobo com um pedaço de carne e ganhar sua confiança para instalar o equipamento.

As regras da competição proíbem o uso de modelos animais e nesta quarta-feira (20) os organizadores retiraram a foto de Rodriguez da mostra em um museu de Londres. Um especialista em lobos, citado pela revista especializada em vida selvagem Suomen Luonto, disse que o animal parece ter sido treinado para saltar sobre o portão, já que uma espécie selvagem muito provavelmente tentaria passar espremida por entre as barras.

O fotógrafo não foi contatado, mas os organizadores afirmam que ele continua negando a fraude. “Eu não entendo essa mentalidade. As pessoas se sentiram muito desapontadas com o fotógrafo”, disse Mark Carwardine, presidente do comitê de julgamento.

O prêmio Veolia Environment Wildlife Photographer of the Year, distribuído anualmente, é considerado um dos mais importantes prêmios mundiais de fotografia.

Fonte: g1.globo.com

Anúncios

Sobre luizlopesfoto

Sou fotógrafo há 18 anos, trabalho com foto social e eventos, studio e agora, estou me dedicando um pouco a still.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s